Home
Shop
Teste Hidrostático em mangueiras de incêndio,teste hidrostático,mangueiras de incêndio,pelotas,NBR 11861

Teste Hidrostático: O teste hidrostático em mangueiras de incêndio é necessário e obrigatório conforme NBR 11861, em virtude do desgaste natural das mesmas ou por abrasão no revestimento externo.

Empatação: Fixação da mangueira a união através de anel em cobre empatação se faz necessária caso haja vazamento em suas extremidades no teste hidrostático ou ainda se for percebido que anéis não estão bem prensados correndo o risco de escapar as uniões durante o uso.

Mangueira aprovada para uso: Mangueira que, após ter sido submetida á inspeção e/ou manutenção não apresentou vazamento no ensaio hidrostático e estiver conforme as especificações normativas.
Inspeção Visual da Mangueira de Incêndio
Após ter sido utilizada, o equipamento deve passar pela inspeção visual. Quando a mangueira é submetida á esse teste, ela não pode apresentar:
Desgaste por abrasão na parte externa do revestimento;
Manchas e resíduos na superfície externa, originadas por contato com produtos químicos;
Desprendimento da parte externa;
Deslizamento das uniões em relação ao equipamento;
Dificuldades ao acoplar o engate (os flanges devem girar livre e suavemente);
Deformações nas uniões, sejam alas causadas por quedas, golpes, arraste ou quaisquer outros;
Ausência de vedação de borracha nos engates das uniões ou vedação com problemas (fendilhamento, ressecamento ou corte);
Ausência de identificação do fabricante.
Caso a mangueira tenha seu comprimento reduzido por qualquer procedimento de manutenção, ela dó deve voltar a ser utilizada caso essa redução tenha sido de no máximo 2% do comprimento inicial.
Limpeza e Secagem da Mangueira de Incêndio
Todos os resíduos devem ser removidos da superfície externa da mangueira, e caso a limpeza seja a seco, devem ser utilizadas escovas com cerdas que não sejam metálicas, e o escovamento deve ser feito no sentido da trama.
A mangueira deve ser usada sempre seca, e sua secagem deve ser feita á sombra, com a mangueira na vertical ou em um plano inclinado. Quando for utilizado equipamento para secagem forçada, a temperatura não deve ultrapassar os 50ºC. Preservação da mangueira.
Evite contato com superfícies pontiagudas;
Evite manobras violentas, entrada repentina de bomba e fechamento abrupto dos esguichos e hidrantes que causam golpes de aríete na linha;
Evite contato direto com o fogo;
Não guarde a mangueira molhada e não permaneça com ela conectada.
Todos os serviços são realizados/inspecionados por engenheiro legalmente habilitado, com emissão de laudo e ART(anotação de responsabilidade técnica)
Back to Top
Converse conosco!
Produto has been added to your CARRINHO